O IBA tem como propósito destacar as questões de gestão ambiental e sustentabilidade, além de discutir temas relacionados à Amazônia e seu ecossistema por meio da arte, projetos de arquitetura, design e inovação, bem como projetos educacionais .
O Instituto Bienal Amazônia conta com um espaço base em Belém do Pará, e espaço colaborativo em Manhattan sob o auspício da New York International Contemporary Art Society. O local em Belém dispõe de infraestrutura para realização de exposições na galeria, espaço para residência de artistas e salas para oficinas e conferências, a diretora executiva é a arquiteta e curadora Milene Coutinho, na galeria Odair Mindello. O IBA (Instituto Bienal Amazônia) tem como presidente a fundadora Alcinda Saphira, artista e curadora internacional, sócia fundadora da New York International Contemporary Art Society e presidente da Saphira & Ventura Gallery .
O IBA (Instituto Bienal Amazônia) tem uma iniciativa de suma importância para o avanço da sustentabilidade na região amazônica, buscando trazer à tona questões cruciais para a preservação da cultura, do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável e o projeto Bienal Amazônia de ARTE, DESIGN, ARQUITETURA, TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE se consolida como um evento artístico de grande relevância, profundo capaz de trazer a atenção do mundo para a riqueza e a importância cultural e natural da região amazônica.